Como consultar Seguro Desemprego

Você ficou desempregado e precisa consultar o seu seguro desemprego, mas não sabe como fazer isso?

Consultar seguro desemprego – Esse artigo vai te ensinar como é simples e rápido consultar seguro desemprego, fique atento!

O que é seguro desemprego?

Seguro desemprego é um auxílio financeiro que é pago aos trabalhadores que são mandados embora sem justa causa (sem uma justificativa plausível) durante um determinado de tempo.

O seguro desemprego vem através do recolhimento do PIS e do PASEP, que são pagos pelo empregado enquanto ele ainda está trabalhando.

O benefício do seguro desemprego é um recurso que vem dos impostos recolhidos pelo governo e que são repassados para os trabalhadores desempregados.

Quando é possível solicitar o seguro desemprego?

Assim que for demitido o trabalhador já pode solicitar o seu seguro desemprego e depois de comprovar os itens necessários, ela já  começa a receber o benefício no mês seguinte ao da demissão.

Como é pago o seguro desemprego?

Qualquer pessoa ao ser demitida sem uma justificativa ou que a empresa que presta serviços tenha que encerrar as suas atividades, pode solicitar o seguro desemprego, porém o valor e o tempo que ela receberá irá depender do tempo de serviço prestado no último emprego.

O seguro desemprego é pago em parcelas, sendo o mínimo 3 parcelas e o máximo 5 parcelas.

Para poder solicitar o auxilio financeiro o trabalhador precisa atender aos seguintes critérios:

Na primeira vez que foi pedir o benefício ele deve ter prestado serviços por um período mínimo de 12 meses, na segunda solicitação ter trabalhado pelo menos 9 meses e a partir da terceira solicitação ter trabalhado pelo menos de seis meses.

Todos os empregos devem ter sido registrados na carteira de trabalho.

As parcelas do seguro são pagas da seguinte forma:

1ª Primeira solicitação:

Quem trabalhou de 12 a 23 meses tem direito a quatro parcelas do seguro desemprego;

E quem trabalhou por mais de 24 meses receberá as cinco parcelas ( o máximo) do auxílio.

2ª Segunda solicitação:

Tem direito a 3 parcelas se trabalhou entre 9 a 11 meses;

4 parcelas se trabalhou entre 12 e 23 meses;

5 parcelas se trabalhou mais de 24 meses.

3ª Terceira solicitação:

Ao trabalhar de seis a 11 meses  a pessoa vai poder receber três parcelas do seguro desemprego;

4 parcelas se tiver trabalhado de 12 a 23 meses;

5 parcelas se tiver trabalhado mais de 23 meses.

Como consultar seguro desemprego?

Consultar seguro desemprego
Consultar seguro desemprego

Você pode consultar seguro desemprego de várias formas, em uma agência da Caixa Econômica Federal, pelo telefone ou pela a Internet.

Tudo é muito simples, mas você precisa ter em mãos alguns documentos para consultar. Confira abaixo:

Consultar seguro desemprego pela Internet:

Para realizar a sua consulta você precisa de ter em mãos o número do seu CPF e do seu PIS, caso você não saiba o número do PIS (Como consultar número do PIS) basta olhar na sua carteira de trabalho que la tem essa informação, sem esse número você não pode consultar o seu benefício.

Com esses documentos ao alcance entre no site do Ministério do Trabalho e Emprego e clique em consultar seguro desemprego, depois disso aparecerá uma aba pedindo para digitar o número do PIS e a senha da Internet, depois que você colocar essas informações é preciso preencher as letras de reconhecimento e pronto, você já pode consultar o seu benefício.  Na próxima página estará disponível as parcelas que você tem direito e quais foram pagas e as que a ainda faltam.

Consultar seguro desemprego pelo telefone:

Para consultar seguro desemprego pelo telefone você deve ligar no número que fica atrás do seu cartão cidadão ( o cartão com o qual você consegue retirar o benefício), depois basta seguir as instruções que ouvir e informar o número do PIS.

Também pode ligar para o Alô Trabalho no 158, atendimento de segunda a sábado das 07h às 19h, horário de Brasilia.

Consultar seguro desemprego pessoalmente:

Para consultar seguro desemprego pessoalmente você deve ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, não pode ser em casas lotéricas, e com os seus documentos em mãos solicitar com o gerente que ele confira o seu seguro desemprego. Depois ele vai te entregar um extrato com todas as informações que você pediu.