Como consultar Processo Trabalhista

Veja como consultar processo trabalhista através da Internet, consultar também o número da OAB do seu advogado.

Consultar Processo Trabalhista – Se você está com um processo trabalhista em andamento e não tem tempo de deslocar-se até o fórum para consultar a situação da petição, nesse artigo mostramos para você como fazer.

O que é um processo trabalhista

O processo trabalhista nada mais é que uma ação judicial em que uma pessoa move contra uma empresa, a qual prestou serviços, ou contra outra pessoa.

Como qualquer outro tipo de processo judicial, um processo trabalhista pode demorar muito tempo para ser finalizado e com isso a pessoa que está envolvida na ação quer saber como está a situação desse processo, como está a situação atual, e quais mais acontecimentos giram em torno dele, é aí que as pessoas se perguntam como consultar processo trabalhista.

Todas as informações podem ser consultadas com o seu advogado, mas para facilitar a consulta dos processos trabalhistas os tribunais trabalhistas passaram a disponibilizar na Internet a possibilidade de que você mesmo consulte o andamento do seu processo. E o melhor tudo de maneira fácil.

Consulta processos trabalhista pela Internet

Consultar Processo Trabalhista
Consultar Processo Trabalhista

No site do tribunal superior do trabalho existe uma lista com todos os tribunais regionais do trabalho.

Você deve selecionar o tribunal do trabalho correspondente ao seu Estado antes de qualquer coisa.

Ao selecionar o tribunal do seu Estado, você será redirecionado para a página dele, cada Estado possui um site do seu tribunal na web.

Em alguns Estados, é possível que exista mais de um tribunal do trabalho, então é necessário que você saiba qual é o que corresponde a sua região ou onde o seu processo está em andamento.

Caso você não possua essas informações você pode obter elas com o seu advogado, uma vez que ele tem acesso a todos os dados do seu processo.

Passo a passo consultar processo trabalhista

Assim que você localizar o seu tribunal do trabalho na sua região você precisa informar alguns dados como o número do seu processo ou processos, no caso de você estar com mais de um processo trabalhista em andamento, depois de colocar o número do processo você será redirecionado a página com todas as informações sobre o andamento do seu processo e assim você ficará a par de tudo que está acontecendo com ele.

Além do número do processo trabalhista você pode consultar também utilizando o número da OAB do seu advogado, pela instância onde o processo corre, entre outras opções.

A vantagem de consultar processo trabalhista pela Internet é que pensando em facilitar esse acesso a pessoas leigas, ou seja, mesmo sem ser advogados é possível entender a situação do processo, tudo que está disponível sobre o processo trabalhista está em linguagem simples, sem empregar termos jurídicos e burocráticos.

Caso tenha algum termo que você não consiga entender consulte o seu advogado que ele pode lhe ajudar.

Mas mesmo com uma linguagem mais facilitada pode ter alguns dados disponíveis, como o valor da ação em plano atual ou alguns informações bem especificas que pessoas leigas poderão não conseguir interpretar, então quando ocorrer qualquer dúvida o certo é procurar um especialista, pois ele está apto a esclarecer todas essas dúvidas da melhor maneira possível.

Uma vez que a consulta do processo trabalhista pela internet é apenas uma facilidade para as pessoas e não uma ferramente 100% certa.