Como consultar pontos CNH

Saiba sua pontuação CNH e prazos para não ter surpresas e ter o risco de perder a carteira de habilitação.

Como Consultar Pontos CNH – Todos que possuem carteira nacional de habilitação sabem que existe um limite de pontos na CNH que o motorista pode ter em sua carteira antes dela ser suspensa por mau uso.

O que é CNH

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento que permite que pessoas, maiores de 18 anos, possam dirigir carros, motos, caminhões e ônibus.

Após passar por um período de aprendizado na autoescola, e nessas aulas além de aprender a dirigir os alunos aprendem sobre a legislação de trânsito brasileira.

Limites de pontos CNH

Entre os aprendizados na auto escola está os pontos da carteira, cada pessoa pode ter o limite de 20 pontos ele poderá ter a sua carteira apreendida.

Consultar Pontos CNH

Consultar pontos CNH
Consultar pontos CNH

Os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de motorista podem ser consultados de duas formas:

1 – Detran mais próximo da sua região, levando o documento de identidade e a carteira de motorista (CNH). Pode ser necessário que faça um agendamento prévio, o que pode demandar um certo tempo de você.

2 – Forma mais prática e rápida em tempos que é preciso economizar o máximo de tempo no nosso dia a dia é utilizado a Internet.

Acesse o site do Denatran e acesse o Detran de seu Estado.

Site Detran

Cada Estado possui um site do Detran com as informações sobre veículos, e CNHs daquela região, porém se você mora em um Estado, mas tirou a sua carteira nacional de habilitação em outro Estado você deve Consultar Pontos CNH no Detran do Estado onde você registrou a sua CNH.

Localizando o site do Detran você irá na aba de consulta de CNH, nela será necessário informar alguns dados pessoais como o número da sua carteira, data de nascimento e CPF.

Após informar esse dados uma nova aba será aberta com todas as informações que você precisa inclusive a quantidade de pontuação CNH.

Carteira suspensa

Qualquer motorista que acumular 20 pontos ou mais de infração num período de um ano, ele poderá ter  a sua carteira provisoriamente suspensa.

Outros motivos que podem fazer com o que você perca a carteira é quando um motorista comete uma infração gravíssima.

Validade das infrações

Porém existe a diferença que os pontos de infração têm uma “validade”: se o condutor não tiver atingido o limite de 20 pontos em sua carteira de motorista, em um ano os pontos expiram.

Notificação ao motorista

Quando a carteira de um motorista atinge os 20 pontos, ele é notificado e tem que  entregar sua carteira no Detran.

Prazo de revista do caso

O prazo de revista do caso são de 30 dias, é por isso que é importante sempre o motorista tenha o hábito de consultar pontos CNH.

Ao mesmo tempo é iniciado um processo administrativo que irá avaliar e decidir acerca da suspensão do direito de dirigir, sendo que esse período de suspensão pode variar entre seis meses e um ano, ou dois anos para os motoristas que anteriormente já tiveram sua carteira suspensa.