Como consultar número do PIS

Aprenda aqui as diversas formas para consultar número do PIS. Você poder ter direito aos benefícios sociais a partir dele.

Como consultar número do PIS – O número do PIS é uma informação que muitas pessoas não sabem e só tem interesse em saber quando precisam sacar o benefício.

O que é o PIS

O PIS é um Programa de Integração Social criado na década de 70 como forma de incentivar uma maior interação entre os empregados e as empresas do setor privado.

Recolhimento do PIS

O PIS é recolhido a partir de impostos que essas empresas pagam todos os meses ao governo federal e depois é repassado uma vez ao ano ao trabalhadores que atendam aos critérios que são preestabelecidos.

Requisitos para receber o PIS

Para receber o PIS o funcionário das empresas privadas deve estar registrado no Programa de Integração Social – PIS, a pelo menos cinco anos, além de terem exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias corridos no ano anterior ao do recebimento e receber no máximo dois salário mínimos por mês.

Como consultar número do PIS

Consultar número do PIS
Consultar número do PIS

Você pode consultar o número do seu PIS de diversas formas, uma das mais fáceis é com o seu cartão cidadão.

Cartão cidadão

O cartão cidadão é o meio que você utiliza para receber o benefício. No cartão cidadão está impresso o número do seu PIS.

Carteira de Trabalho

Mas caso você não tenha um cartão cidadão você pode consultar número do PIS também na sua carteira de trabalho, dentro dela na parte de informações está presente o número do PIS.

Caso nenhum das opções acima seja possível você ainda tem mais duas maneiras de consultar número do PIS.

Importância do Número do PIS

É importante ter esse número, pois é com ele que você consultar diversos benefícios como o seguro desemprego, FGTS, entre outros. Você pode saber o número do seu PIS pela Internet.

Número do PIS pela Internet

Para descobrir o número do PIS pela Internet, você precisa:

  • Acessar o site Dataprev do Governo Federal. Após acessar o site você irá encontrar um link com a opção para saber o número do PIS;

  • Após clicar nesse link, será direcionado a uma página com uma ficha que lhe solicitará algumas informações pessoais e profissionais;

  • Quando abrir o site acima indicado, basta clicar no menu “Inscrição”, localizado no canto superior a direita, depois clicar em “FILIADO”;

  • Após ter feito isso, o site lhe redirecionará à outra tela solicitando algumas informações. Todos os campos com “*” (Asteriscos) são necessários, também é preciso preencher um campo complementar, tipo RG. Caso haja algum problema ao consultar número do PIS, basta clicar em “Ignorado” ao lado do nome da mãe.

Consultar o PIS na Caixa Econômica Federal

Por último, a outra maneira de consultar número do PIS é indo a uma agência da Caixa Econômica Federal portando os seguintes documentos CPF, CTPS, Título de Eleitor, Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.

Com esses documentos você deve conversar com um gerente e solicitar o número do seu PIS, ele irá fazer uma consulta e lhe informar o número do benefício.