Consultar FGTS: Saldo e Extrato

Como receber seu saldo e extrato do seu FGTS pela Internet ou celular, sem precisar pegar filas, saiba o valor que está sendo depositado.

Consultar FGTS – Ficou desempregado e agora é hora de retirar o seu fundo de garantia por tempo de serviço, porém você não sabe como consultar o seu benefício?

Fique tranquilo porque agora você vai aprender como é fácil consultar o FGTS.

O que é FGTS

O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, também conhecido como FGTS, foi criado com o intuito de proteger o trabalhador quando ele ficar desempregado.

Ele funciona como se fosse uma indenização pelo tempo em que o empregado prestou serviços a uma empresa ou pessoa.

Quem tem direito ao FGTS

Ao contrário da maioria dos benefícios o FGTS não é exclusividade de quem trabalhou com carteira assinada. Trabalhadores autônomos, rurais, que prestam serviços temporários também tem direito de receber o FGTS.

Valor de contribuição do FGTS

O  FGTS tem um valor depositado para o Fundo que corresponde a 8% do total do salário  de pessoas que exercem atividade remunerada com carteira assinada e com o regime de contratação CLT.

Responsabilidade do FGTS

Quem realiza o depósito é o próprio empregador o funcionário não precisa se preocupar com essa parte.

Isso funciona como se no momento da assinatura da carteira de trabalho, uma conta fosse aberta no nome do funcionário e a todos os meses o valor fosse depositado pela empresa onde ele está empregado.

FGTS para autônomos

Quem trabalha em outro tipo de regime e sem carteira assinada o valor depositado é de 2% do salário recebido. Autônomos devem realizar o próprio deposito pagando uma guia mensal.

Consultar FGTS: Saldo e extrato

Como consultar FGTS
Como consultar FGTS

Você pode consultar o extrato do seu FGTS com o número do seu NIS ou PIS –  Pasep e da senha de Internet que você cadastrou no site do FGTS. Para isso acesse www.fgts.gov.br e coloque as informações que lhe será solicitado.

Caso você não tenha cadastro  pode realizar na hora no site, basta colocar o número do PIS, que está no cartão cidadão, seu CPF e cadastrar uma senha. Depois disso você terá acesso ao saldo dos últimos seis meses do seu FGTS.

Você ainda tem informações sobre: Os dados cadastrais do empregador; data da última atualização realizada no saldo e todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores.

Consultar FGTS Via celular

Você pode também consultar o seu saldo do FGTS pelo celular, basta que você acesse o site do FGTS e ele abrirá uma versão para telas de celulares, nela você irá informar o número do NIS e a senha cadastrada anteriormente.

Da mesma forma que pelo computador você terá acesso a informações dos últimos seis meses e as atualizações recentes feitas na sua conta.

FGTS através de SMS

Outra maneira de consultar FGTS pelo celular é com a mensagem de texto, você irá cadastrar o seu celular na sua conta de acesso ao FGTS e depois receberá periodicamente avisos SMS que irão informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta.