Como consultar CPF pelo Nome

Fique atento se você possui restrições em seu CPF que o impedirá de possuir contas em banco, adquirir limites de créditos, realizar financiamentos e até mesmo e participar de concursos públicos.

Consultar CPF pelo Nome – O CPF, Cadastro de Pessoas Físicas é um dos mais importantes documentos pessoais, ele tem um histórico sobre as pessoas, se elas tem restrições, entre outras informações.

O CPF é emitido pela Receita Federal e é ela quem fiscaliza os dados sobre ele.

Consultar CPF pelo nome

Consultar CPF pelo nome
Consultar CPF pelo nome

Porque a consulta de CPF é complicada?

A consulta de CPF pelo nome pode ser um pouco complicado, pois ela é quase que restrita, para que seja evitado fraudes.

Geralmente quem pode consultar é o próprio portador do CPF, empresas jurídicas, bancos e outros.

Consulta de CPF de terceiros

Se você deseja consultar o CPF de outra pessoa isso será um pouco difícil, a menos que você seja um representante legal dela.

Sites oficiais para consulta de CPF

Fique atento aos sites que você usa para consultar CPF pelo nome. Prefira sites oficiais do governo ou da receita federal.

Golpes

Se o site que você estiver tentando consultar o seu CPF pelo nome pedir muitas informações, principalmente dados pessoais e de bancos, saia dele imediatamente para não cair em um golpe.

Consulta de CPF para pessoas jurídicas

Para pessoas jurídicas, a Receita Federal libera a consulta do CPF em seu site e de forma gratuita, se for uma loja, basta que o responsável entre no site da Câmara dos Dirigentes Lojistas e informe o seu login e senha.

Consultar CPF em outros locais

Outras maneiras de consultar CPF pelo nome é em agências de crédito, onde você paga uma taxa para que você receba uma relação sobre o seu CPF.

Relações e restrições de CPF

Na relação de CPF constará as possíveis restrições e quando elas foram inseridas em seu CPF. Caso o CPF não tenha nenhuma restrição a relação será em branco.

Serviços de proteção ao crédito

Os serviços de proteção ao crédito também podem consultar CPF pelo nome e assim notificar as pessoas quando elas possuem alguma problema no CPF.

Importância de consultar o CPF

Consultar o CPF pelo nome é importante para saber se você está regular com a receita federal, e caso exista alguma restrição você possa regularizar ela o mais rápido possível.

Uma vez que essas restrições constam em seu CPF, impedem que você:

  • Possua contas em banco;

  • Obtenha Limite de crédito;

  • Realize financiamentos;

  • Participe de concursos públicos, e outros prejuízos para você.