Como consultar CNPJ

Consultar CNPJ – Se você está precisando consultar o número CNPJ de alguma empresa, seja para tirar dúvidas a respeito da procedência dela, seja para saber sobre a criação ou qualquer outra informação sobre pessoas jurídicas, mas não sabe como fazer isso, esse artigo te ensina.

O que é CNPJ

O CNPJ é um  Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ele é uma especie de CPF para as empresas, que por meio de um número é possível ter acesso a dados e históricos da empresa.

Ele é utilizado por pessoas com finalidades empresariais, e por isso elas não estão incluídas em âmbito popular, principalmente no que se refere ao pagamento de impostos. Assim a pessoa não é mais física e sim jurídica.

Quem possui um CNPJ precisa de informar vários dados para continuar tendo o cadastro ativo, é preciso  deixar sempre atualizada as informações da empresa e as comprovações de que a empresa realmente existe. Por isso geralmente a empresa tem um contador que cuida dessa parte. A não ser que seja uma empresa pequena aberta por meio do programa de micro empreendedor individual, que disponibiliza CNPJ a pequenos negócios.

Como consultar CNPJ

Depois de já ter o seu CNPJ é preciso estar sempre atento no momento de realizar negociações, compras, e escolher por parceiros que também tenham CNPJ e estejam em dia registrados no governo federal. Por isso é sempre bom consultar CNPJ das empresas para saber se ele é válido. Por isso veja abaixo como consultar o CNPJ.

Todas as informações das pessoas que possuem CNPJ ficam armazenadas para consulta e são fiscalizadas pela Receita Federal, assim o caso de fraudes é bem menor. As empresas passam todos os meses relatórios sobre investimentos, lucros, despesas, balanços e outras informações que são armazenadas pela receita federal.

Para consultar CNPJ é muito simples e você nem precisa ser cadastrado em nada, as informações ali presentes podem ser acessadas por qualquer pessoa. Para isso vá até o site da Receita Federal, encontre a aba de consulta para pessoa jurídica. Acesse o link diretamente http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

Logo após um painel será aberto, nele será pedido que você informe o número do CNPJ que deseja consultar e preencher a parte com as letras de segurança.

Depois de tudo preenchido da maneira certa clique em avançar. Na próxima pagina será possível  saber de todas as informações de uma empresa, sabendo desde quando ela começou a atuar legalmente, quem é o responsável, qual o nome fantasia, endereço completo e tudo mais que você tenha interesse.

Na consulta de CNPJ também possível ter informações a respeito do capital social, saber quais são as categorias de cadastro, em quais áreas a empresa está apta para atuar.

A vantagem dessa consulta é que assim você evita de cair em golpes, pois muitas empresas sem credibilidade pode se passar por empresas verdadeiras e causar prejuízos a quem realiza transações com ela. Uma dia importante é que se a empresa que você pesquisou não aparecer no site da receita federal as chances dela não ter uma procedência são altas.